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Mensageiro da Família: Habilidades Sociais da Infância.

19/05/2021 às 15:17h

     O comportamento social está em constante aprendizado e se desenvolve durante toda a vida. As habilidades sociais são um conjunto de comportamentos, sentimentos, atitudes, desejos, opiniões e direitos  aprendidos e utilizados na interação social. São aplicadas na família, na escola, ou em qualquer ambiente de relacionamento, e têm uma grande importância no desenvolvimento do indivíduo - a infância, inclusive, é um período crítico para o aprendizado delas. Ademais, as habilidades sociais envolvem diversas áreas, como: autocontrole e expressividade emocional, civilidade, empatia, assertividade, fazer amizades, solucionar problemas e habilidades acadêmicas.  Assim, nota-se que tais habilidades são importantes para o desenvolvimento completo de uma criança, incluindo a confiança e a autoestima. 

   Além disso, nós, adultos, desempenhamos um papel crucial para o desenvolvimento das habilidades sociais, que envolve: 

a) Incentivar as crianças a participarem de momentos sociais; 

b) Ser modelo quanto à empatia, explicando como os outros podem se sentir em certas situações; 

c) Propor maneiras de como as crianças podem lidar com problemas ou preocupações com seus colegas; 

d) Explicar como os comportamentos de bullying afetam negativamente os outros; 

e) Desenvolver habilidades de conversação por meio de perguntas e incentivando a criança a ouvir e a responder atentamente durante as conversas.

      Em suma, é imprescindível atentar-se aos seus comportamentos quando estiver na frente de seu filho em quaisquer ambientes sociais, desde a interação com familiares e amigos até o envolvimento com estranhos, pois as crianças tendem a aprender na observação dos comportamentos.

     O desenvolvimento das habilidades sociais é de fundamental importância desde a infância, e o envolvimento dos pais e dos profissionais, de forma integrada, garante os melhores resultados.

 

Fonte: – Livro: A Prática Cognitiva na Infância e na Adolescência. Capítulo31 Autores: Neiva de Souza, Camila Dutra e Francine Gonçalves (Material Adaptado).

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Orientação Educacional – Psicologia

Gestão Educacional

Imagem – Amanda Araújo Carvalho

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