Mensageiro da Família: ESTIMULAR a APRENDIZAGEM é FUNDAMENTAL.

30/08/2021 às 11:53h

A escola é um ambiente no qual as atividades que envolvem o aprendizado são sistematizadas. Mas precisamos entender o que é aprendizagem e por que razão o processo deve ser constantemente estimulado.

Didática e conceitualmente, aprendizagem é o processo de aquisição ou modificação de competências, habilidades, conhecimentos, comportamento e de valores através de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação. A aprendizagem é uma das funções mentais mais importantes dos seres humanos, já que desenvolve neles todos os poderes, capacidades e potencialidades, e está relacionada à educação e ao desenvolvimento pessoal, razão pela qual precisa ser devidamente incentivada. A aprendizagem precisa estar sempre presente desde o ini?cio da vida e ser apreendida individual e coletivamente.

Por isso é tão importante entender as bases do Ensino Fundamental de 9 anos, com as duas etapas oficialmente instituídas. O Ensino Fundamental I (do Primeiro Ano ao Quinto Ano), que atende a crianças de 6 a 10 anos de idade, com acesso em obediência legal ao corte-etário em 31 de março, e o Ensino Fundamental II (do Sexto Ano ao Nono Ano), que atende a estudantes de 11 a 14 anos. Conforme o próprio nome já menciona, é fundamental para o desenvolvimento e aprendizado das crianças, tanto no quesito acadêmico quanto no pessoal e no social.

Enfatizamos que, durante o Ensino Fundamental, os estudantes aprendem e apreendem conceitos educacionais, conteúdos diversificados - amplos e específicos - que os guiarão durante toda a Educação Básica, e que servirão de lastro natural e consolidado para a sua formação integral. Durante o Fundamental, são sequencial e progressivamente estimulados os processos de leitura, de escrita, de cálculo e de raciocínio lógico e matemático, permitindo que os estudos, a cada segmento de ensino, tornem-se mais complexos, o que vai ampliando, nos estudantes, a qualidade do aprendizado e a visão de mundo.

Principais objetivos para estimular a aprendizagem, no Ensino Fundamental:

1) ENSINO FUNDAMENTAL I (6 a 10 anos de idade):

• Desenvolver expectativas positivas e encorajar a criança a enfrentar os desafios a cada ano escolar.
  • Manter - e estimular sempre - o hábito de leitura.
  • Investir nas conversas em casa (olhos nos olhos).
  • Ajudar a criança a se organizar e a responder às exigências e obrigações escolares, a exemplo de pontualidade, disciplina, assiduidade, cumprimento dos deveres, respeito aos colegas e professores.
  • Valorizar as conquistas e acompanhar eventuais fracassos, porém sem cobranças e punições.

2) ENSINO FUNDAMENTAL II (11 a 14 anos de idade):

• Desenvolver a capacidade de aprendizagem, utilizando como meios as mais diversas formas de conhecimento cognitivo.
  • Estimular elevadas expectativas e ajudar o jovem a enfrentar os desafios próprios da adolescência, sem esquecer os desafios da escola.
  • Valorizar as conquistas que advêm dos estudos e que contribuem para a formação integral.
  • Promover o desenvolvimento integral através da construção de conhecimentos, habilidades, aprendendo a aprender.
  • Incentivar a conversa em família sobre eventos do cotidiano e do mundo.

FONTES: https://www.educamaisbrasil.com.br/etapa-de-formacao-e-series/ensino-fundamental-
https://www.alfaebeto.org.br/2015/06/02/familia-e-educacao-o-que-os-pais-podem-fazer-pelos-seus-filhos/ Material Adaptado

Orientação Educacional