Mensageiro da Família: A importância do contexto escolar na Primeira Infância.

14/06/2021 às 12:58h

Será que é importante dar às crianças a oportunidade de estar na escola na Primeira Infância?

A Primeira Infância pode ser definida como o período que vai desde a gestação até, aproximadamente, os seis anos.  E uma dúvida comum entre muitos pais é sobre a hora ideal para enviar a criança à escola. É necessário, portanto, que você, como pai ou mãe, entenda por que a escola desempenha um papel importante nessa etapa da vida. Quanto melhores forem as condições para o desenvolvimento do seu filho durante a Primeira Infância, maiores serão as chances dele alcançar seu pleno potencial ao longo da vida. Nesse momento, a escola se apresenta como um diferencial, que vai ajudar a oferecer essas condições de desenvolvimento.

Alguns exemplos práticos de como frequentar a escola na Primeira Infância pode auxiliar no desenvolvimento das crianças:

1. Socialização

Ao frequentar a escola na Primeira Infância, a criança vai aprender habilidades comunicativas, conhecer pessoas, dividir os seus brinquedos, pedir o apoio do professor, quando necessário. São situações simples, aparentemente, mas responsáveis por despertar traços imprescindíveis de habilidades sociais que vão fazer toda a diferença no futuro.

2. Tolerância

Frequentando a escola na Primeira Infância, a criança terá contato com pessoas diferentes da família ou do seu círculo social mais próximo, possibilitando a ela expandir sua percepção do que é o ser humano. E mais, aumentará sua resiliência, estimulará a aprendizagem de valores fundamentais para se relacionar em uma sociedade, onde quer que ela esteja.

3. Resistência à frustração

A escola é o espaço favorável para aprender a enfrentar a frustração. Nem sempre a criança poderá ser campeã em todas as brincadeiras ou apresentar o melhor desempenho em todas as atividades. A princípio, isso pode incomodá-la, mas logo ela vai desenvolver independência emocional, por exemplo, aprendendo a transformar o sentimento desfavorável em motivação para tentar de novo.

4. Desenvolvimento da linguagem

A linguagem é uma das capacidades fundamentais do homem. Ela assume várias formas: escrita, oral, corporal, musical, matemática, científica… Saber utilizá-la bem é uma grande vantagem, pois possibilita, para o futuro, alcançar um desempenho melhor em inúmeras situações, desde uma prova de vestibular até uma entrevista de emprego. Quanto mais a criança tem bons incentivos e estímulos positivos, melhor será sua compreensão e desenvolvimento. Portanto, o favorável espaço pedagógico para o desenvolvimento da linguagem numa perspectiva integral é a escola.

5. Comportamento, organização e rotina

Se a criança divide o tempo, desde cedo, entre a casa e a escola, ocorre uma transição suave para graus de exigência cada vez mais altos. É um processo no qual a criança é preparada para controlar seus impulsos e adaptar-se ao meio, sem encarar isso de maneira negativa, mas entendendo que é necessário para todos.

Dessa forma, a oportunidade de estar na escola é de comprovada importância na Primeira Infância.

Fonte: – https://novosalunos.com.br/entenda-a-importancia-da-escola

-na-primeira-infancia-da-crianca/ (Material Adaptado).